Blog do Leonardo Passos

Blog do Leonardo Passos

sexta-feira, 25 de março de 2011

Sobre Tuntum

É possível que se critique uma oligarquia legitimando outra que já dura mais de 40 anos? Sim, é a resposta de um grupo político de Tuntum, que na última eleição apoiou a candidatura da Roseana Sarney, a representante-mor do regime oligárquico mais antigo e único do Brasil, cuja permanência no poder ainda não foi interrompida. Bem, no mínimo, é algo absolutamente contraditório fazer uso de um argumento tão utópico, por não condizer com a realidade vivenciada nem com o "histórico político" da Candidata Oficial do Grupo Cobra.
Remontando a um passado nada distante, lembremos que a família Andrade, à qual Izabel faz parte, andou de braços dados com o ex-prefeito Tema desde a sua primeira candidatura, em meados de 92. Izabel não configurava o espetáculo como coadjuvante, mas sim como "estrela quase principal", pois era primeira-dama; e foi por longos 3 mandatos municipais, além de em dois destes, também ter sido  vice-prefeita. Não nos esqueçamos de alguns episódios vividos por ela que fazem parte da "crônica local", tal qual aqueles em que um de seus irmãos, tido como um "poço de ignorância e arrogância", foi a personagem principal. Ao mesmo tempo em que se fala de operação Rapina, muito bem elaborada e executada pela Polícia Federal, diga-se de passagem, lembremos que além do "Chefão da Máfia" (segundo eles), 2 irmãos da ex-primeira-dama e ex-vice-prefeita também foram fisgados, presos e depois soltos...
Ultimamente, dentre outros argumentos usados para o Grupo Cobra apoiar a candidatura de Izabel, tem se propagado a idéia de que ela seja a única com poder econômico suficiente para desbancar o outro grupo em questão, o Labigó. Pois o seu esposo é Secretário de Agricultura do DESgoverno de Roseana Sarney (Oligarquia é errado?) e tererê-tátátá. Outro argumento é o de que a "heroína" é quem conta com maior grau de popularidade. Sim, pode até ser, mas existe uma diferença entre a boa e a má popularidade, creio eu que ela tá mais próxima da segunda modalidade.
Antes de qualquer coisa, é necessário ter uma noção do que é certo e errado. Daí, surgem as indagações: Do que adianta criticar o poder desmedido e fazer uso da velha afirmação de Maquiavel: "O fim justifica os meios"? É justo aceitar a ajuda de qualquer pessoa, de qualquer dinheiro, simplesmente pra derrotar alguém e se estabelecer no poder? O interesse coletivo realmente está acima dos interesses pessoais, individuais? Enfim, velhas práticas, mesmos interesses... Enquanto isso, o povo vai sendo enganado, massacrado e alienado, por ambos os lados... Nessa guerra pelo poder, ficou claro que de SANTO ninguém tem nada.

21 comentários:

  1. Triste, e lamentável..a ......Apoia Roseana Sarney é o fim da picada............ Obrigado por segui o meu blog. http://noticiapresiddentemedici.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. muito boa a materia!Essa izabel não é flor que se cheire, Deus me livre de ver o idaspe e a celia mandando de novo!

    ResponderExcluir
  3. Até que enfim alguém fala a verdade como ela realmente é, sem puxar nem pra um lado nem pro outro!

    ResponderExcluir
  4. É incrível como o povo ainda se deixa levar e não para pra pensar por si só o que é bom... parar p ver "a real"...

    ResponderExcluir
  5. sinto muito mais voto para isabel. chega se CUNHA NO PODER.

    ResponderExcluir
  6. eu tambem voto na izabel, mas sei que ela não é a deusa que muitos cobras dizem ser. só que não voto contra o grupo que faço parte.

    ResponderExcluir
  7. A oligarquia de Tuntum precisa ser extirpada. Chega de politica de clientelismo, onde uma população inteira é sacrificada em detrimento de uma familia apenas.

    ResponderExcluir
  8. Mas não esqueçamos que os Andrades sempre participaram da farra com o dinheiro público, meu caro amigo ... Colocar a Izabel é tirar uma família, estabelecendo outra que sempre esteve aliada com os Cunhas !

    ResponderExcluir
  9. Até o ladrão do Pires é mais honesto do que a dona Isabel e a sua corja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde ja se viu dizer que "LADRÃO" é honesto!? Conheço gente que comeu o "Pão que o D..." amassou por causa deste "Ladrão" e vc ainda diz que ele é "HONESTO"...Faça-me o favor!

      Excluir
  10. ana isabel sempre lembrou a cultura de tuntum nos anos 90, cleomar e toda sua familia cunha fez o povo esquecer de uma vez, pois desvalorizou com o podre pensamento poder, poder, poder!!! FORA CUNHA CHEGA TUNTUM QUER DESINTALAR

    ResponderExcluir
  11. É UMA PENA QUE ALGUÉM CONSIDERE O PIRES Ladrão quando o único que provou a ladroagem foi o idolatrado ex-prefeito Tema. Esqueçeram. ahahahah

    ResponderExcluir
  12. CARO LEO PASSOS
    ESTIVE EM UMA REUNIÃO DOS COBRAS, QUEM ERAM OS CABEÇAS PARA APRESNTAR IZABEL COMO CANDIDATA DOS COBRAS? NADA MAIS NADA MENOS QUE SEU TIO GEOVANE, SUA TIA KÁTIA E ESPOSO. NÃO COMENTE MUITO POIS SERÁ DÍFICIL PARA ELES.OK!!!!

    ResponderExcluir
  13. vai te catar pau no cú. voto para quem queremos. somos livres!!!!!!!!!!! não temos que babar ninguem para vivermos. VOTAMOS EM IZABEL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!SACOU? ANÔNIMO ALOPRADO.PODE COMENTAR O QUE QUIZER LEONORDO TÚ É LIVRE PARA FALAR O QUE PENSA, SÓ NÃO VAI MUDAR NOSSA OPINIÃO. TÚ SÓ NÃO PODE DIZER QUE O QUE TEMOS FOI CONSEQUIDO COM TRABALHO E NÃO COM ROUBO.IZABEL FUTURA PREFEITA DE TUNTUM QUEM NÃO GOSTAR SE ENFORQUE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Caro Leo,
    De início gostaria de parabeniza-lo pela matéria. Linguagem apropriada e informativa, todvia, peço venia pelo conteudo. Compreendo perfeitemente o seu ponta de vista. Você cresceu no nosso meio, compartilhando e/ou observando as nossas angústias em relação ao futuro da nossa cidade. É importante frizar que, o nosso clã aportou naquele torrou no final do Séc. IXX, destarte aprender a amar cada pedacinho daquele municipio, desde a paisagem natural: O Pubeiro, Poção, Machadinho, Lagoa do Centro, etc... e principalmente as pessoas.
    Temos sonhado cotidianamente com um futuro melhor. Todos nós. Porém eu, teimoso como sou, não abro mão de lutar por aquilo que acredito. É obvio que a política em Tuntum não é exemplo a ser seguido, por esta razão precisamos analisar mais profundamente a questão, sem passionalidades, e procurarmos compreender de onde vem a nossa cultura política.
    Em razão do nosso dinamismo enquanto seres humanos, cuja dialética cotidiana nos leva a um transformação diária, prefiro acreditar que as pessoas mudam, e acima de tudo mudam em melhor direção. Portanto, analisando fatos passados e presentes, entendo que nao há nemhum problema em dar um voto de confiança à Sra. Isabel. Todos nós conhecemos o nosso povo e sabemos como tudo tem acontecido por alí. Ledo engano pensar que a ideologia, senso coletivo e comunitário e questões plurais, estão acima do individualismo e questões pessoais, por mais medíocres e insignificantes que sejam. Em Tuntum, implantou-se a cultura do "cada um por si", e, infelizmente, nos pleitos eleitorais isto se torna mais evidente.
    Assim, não como Maquiavel, "o fim justifica os meios", mas uma necessidade premente de que seja plantada a semente de uma nova cultura política, calçada em paradígmas diferentes. Acho perfeitamente possivel iniciar este processo com a Sra. Isabel na Administração Municipal. É preciso acreditar, dar um voto de confiança. A Sra. Iasabel, apoiada por outras forças politica, com uma visão diferente, certamente poderá fazer um bom trabalho no nosso municipio.

    Prof. Geovany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acredito que as pessoas podem mudar, para melhor ou para pior. Só acho desproporcional da parte dela se voltar contra o grupo que ela ajudou a legitimar exatamente após ter saído da prefeitura. Porque ela não tinha essa "ideologia" antes? Eu sei bem o motivo: gostava do prestígio, do poder, do dinheiro, enfim, estusiasmava-se com todas as vantagens do cargo que exercia, não somente ela, mas todos os seus familiares. A diferença é que agora ela quer MAIS PODER, sem nenhum MODERADOR, para que possa realizar todos os seus mandos e desmandos despóticos!

      Excluir
  15. Na minha visão, um dos grandes predicados da nossa familia é que cada um diz o que pensa. Bem legal isso. Realmente estive em Tuntum, não para apresentar a Isabel como candidata mas para discutir com integrantes do Grupo a vinda dela para compor conosco. A candidatura será iscutida no momento devido. Leo, quem fez o comentário acima nós nos conehce bem, você sabe que pode dizer, obviamente dentro do clima de respeito que sempre tivemos mutuamente. O debate faz parte do processo. É assim que avançamos no sentido de vencermos as diferenças ou em segunda hipótese, para o distanciamento político, o que espero que não aconteça. Agora, independente de qualquer coisa, você assim como os demais será sempre meu sobrinho querido.

    Prof. Geovany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu o respeito e o admiro bastante, Tio. Simplesmente não compartilhamos o mesmo pensamento. Boa parte de minha ideologia eu adquiri através de você, nos anos em que moramos juntos...

      Excluir
  16. Question: O que se faz pra merecer?
    Porque todo mundo quer, mas poucos querem fazer!
    Se vale o ditado que querer é poder
    Você pode, mas tem que fazer por merecer!
    Porque todo mundo quer dinheiro, status, fama
    Mas poucos querem ir à luta e levantar da cama
    Nada como ter o luxo depois de sair da lama
    Diz o dito popular: morre o homem fica a fama
    Tem coisa melhor lutar e conquistar
    Correr atrás do sonho pra depois vibrar
    Neguinho já pega pronto e diz foi eu que fiz
    Ai só consegue ver o próprio nariz
    Reclama muito e não faz quase nada
    E tu sabe né? Aqui se faz aqui se paga!
    Ae, eu não tô aqui pra falar o que é certo
    Mas passa a perna em todo mundo e ainda se acha esperto.

    ResponderExcluir
  17. O ideal seria nem Tema e nem Isabel.Tema vai voltar a mesmice de sempre e Isabel não será diferente pq ela esteve o tempo todo com o Tema.Novas caras precisam aparecer e mentalidade medíocre do povo de Tuntum tem que me dar."Não voto em fulano pq nao vai me dar nada..."Isso é ridículo, que povo BURRO!!Tem-se é que estudar ampliar horizontes."O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE"

    ResponderExcluir
  18. Meu caro Léo adorei a sua matéria,quanto a alguns comentários que o vi achei ridículo da parte de quem comentou se não tem palavras adequadas a ressaltar fique na sua . Adorei suas palavras e você não cita na matéria em quem fulano ou sicrano é obrigado a votar. Parabéns pelas respostas dadas,esta se saindo muito bem .

    ResponderExcluir