Blog do Leonardo Passos

Blog do Leonardo Passos

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O DESgoverno no Maranhão

As Eleições se aproximam cada vez mais, e nesse pleito, como nos anteriores, estão de um lado os interesses da Família Sarney: seus patrimônios, suas empresas, suas rádios, televisões e jornais; do outro estão em jogo os interesses do povo maranhense. Bem, não custa lembrar que em 1966, José Sarney disputou e ganhou o governo de Vitorino Freire, interrompendo assim um regime familiar que já durava muitos anos, e instaurando outro que em dezembro completará 44 anos. É, são 46 anos de domínio de uma única família! Pai e filha já somam juntos 16 anos de governo, ou melhor, de desgoverno.
O Maranhão é um estado que possui belezas naturais incomparáveis, é aqui que está concentrado cerca de 60% de todo o regime de águas doces do Nordeste, e mesmo assim as pessoas nem ao menos possuem água tratada em suas casas. A educação maranhense é vergonha nacional: 5 das 20 piores escolas estão aqui, sem contar que em todo o estado há o acúmulo de mais de 1 milhão de analfabetos! E não pára por aí: Segundo o IBGE, quase 2 milhões de  maranhenses moram em casas sem redes de esgoto ou fossa. A saúde é tão precária que o Maranhão possui a pior relação de leitos de UTI do país e a menor quantidade de médicos por habitante do Brasil, é por isso que os hospitais do Piauí são lotados de maranhenses. Como se não bastasse, enquanto a média brasileira é de 1 policial para cada 315 habitantes, no Maranhão a média é de 1 policial para cada 800 habitantes! Apesar de tudo ir de mal a pior, no mandato de RosenGana Sarney os gastos com propaganda são superiores aos gastos com Saúde, Educação, Segurança e Saneamento Básico!
Ao nos depararmos com todos esses preocupantes dados, surge uma pergunta: De quem é a culpa? Dinheiro tem: O orçamento anual do Maranhão chega a 10 Bilhões de reais, mais do que o dobro do nosso vizinho Piauí, no entanto, a pobreza encontrada aqui nos deixa em pior posição dentre os estados do Brasil. É, minha gente, o Maranhão se tornou o ente federativo mais pobre da nação! Isso é o fruto de anos e anos de um DESgoverno sem medidas, que causou danos inestimáveis à população maranhense.
Em Bernardo do Mearim a situação de DESgoverno é semelhante à encontrada no restante do estado, porque as práticas são as mesmas: Faltas frequentes de água (O povo ainda se submete a carregar a água em baldes, e mesmo assim pagam contas caras por um bem sem qualidade e que vive faltando). Obras paradas, que somente são retomadas em ano de eleição, dentre elas: Praça Municipal, Estádio de Futebol, Matadouro; A quadra que é apresenta sinais de ruína devido a má conservação, mesmo pouco tempo após a sua inauguração. O Hospital que já estrapolou a previsão de inauguração. A prefeitura que diariamente se torna pastagem de animais, devido ao mato que toma de conta. O governo municipal se assemelha de tal forma ao governo estadual a ponto de se apoiarem mutuamente, porque compartilham as mesmas idéias: só inaugurar as suas obras em ano eleitoral, para que assim o povo “não esqueça” que foram eles que fizeram. Enquanto isso, o dinheiro vai acumulando nas contas...
Votar em Roseana Sarney é votar no atraso, é votar para manter a família (Dela) no poder, e assim manter os seus privilégios e suas mordomias.
É o povo de um lado e a família Sarney do outro. É isso o que seu voto irá decidir no dia 03 de outubro. Reflitam.

Um comentário:

  1. É bom esclarecer as coisas! =)

    "A política costuma ser a arte de, em primeiro lugar, não dizer a verdade."
    (Antônio Guterres)

    ResponderExcluir